Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo ) apontou que o melhor método de higienização bucal, deixando o melhor hálito é escovar os dentes e aplicar enxaguante bucal. O objetivo desse estudo era descobrir qual o mais eficaz método disponível no mercado brasileiro para o hálito matinal.
O pesquisador testou o uso do higienizador lingual, o higienizador integrado à escova dental, dois enxaguatórios bucais (antissépticos) à base de clorexidina e uma escova com pasta de dente.
Os voluntários que fizeram os testes foram submetidos a ficarem 24 h sem higienizar os dentes até fazerem o teste. Os resultados comprovaram que, imediatamente após o uso dos produtos, apenas os higienizadores bucais foram capazes de reduzir o hálito, com duração de até duas horas. Os antissépticos foram capazes de reduzir o hálito, somente ao final da segunda e terceira horas, enquanto que a higienização bucal com escova e pasta de dente foi eficaz na redução do mau hálito na primeira hora, perdurando por até três horas.
Ao contrário do que muitos pensam o mau hálito nem sempre está relacionado a problemas no estômago, mais de 90% dos casos de halitose estão ligados a alterações na boca e desse percentual 60% ao acúmulo de sujeira na língua. Por isso, deve-se fazer a limpeza lingual e também o uso do antisséptico para atingir as partes mais profundas da língua.
Arte Sorriso, dentista em Florianópolis, bairro Ingleses.
Acesse nosso site:
http://www.artesorriso.com
