Isso mesmo, uma empresa da Alemanha está mostrando que é possível isso. O doce contém bactérias mortas que se ligam às bactérias vivas que existem no dente.
Em testes, voluntários que comeram doces tiveram os níveis de bactérias “ruins” reduzidos. Os cientistas sabiam, previamente, que outro tipo de bactéria consegue reduzir as colônias “produtoras de cáries” em ratos. Essa bactéria possui um açúcar específico em sua membrana externa que se liga aos estreptococos, impedindo que ele se fixem nos dentes.
Ao final do experimento, mais de 3/4 dos voluntários tinham níveis significativamente mais baixos após comer doces ou chocolates contendo bactérias mortas.
Essa descoberta pode ser considerada uma revolução no combate à cárie dental, visto que, a mistura de microrganismos mortos poderá ser usada em diversos produtos probióticos como por exemplo, iogurtes, geleias, sobremesas, balas e chicletes sempre com a finalidade de reduzir as cáries.
Mas fica o alerta, mesmo quando esse produto chegar ao mercado, sua utilização não dispensará os hábitos de higiene bucal e a visita ao dentista.
Arte Sorriso, dentista em Florianópolis, bairro Ingleses.
Acesse nosso site:
http://www.artesorriso.com
