O bruxismo do sono é um distúrbio que involuntariamente leva a pessoa a contrair os músculos da mastigação no período de sono. O ranger, a contração da musculatura e o apertamento dos dentes na arcada dentária caracterizam esse problema. As crianças são as que mais sofrem com isso, ocorrendo baixos níveis de casos com idosos.
Dessa forma, esses movimentos involuntários têm suas consequências, que por sinal, nada benéficas, como por exemplo: desgaste, rachaduras e fraturas no esmalte do dente, sensibilidade ao calor, frio e ao doce, dentes doloridos, dor no volume do músculo masséter (próximo às bochechas), dores nas articulações da mandíbula e dores de cabeça, geralmente na região temporal.
Ao ser diagnosticado o bruxismo, um dos tratamento é feito com placas oclusais, que são aparelhos removíveis confeccionados com resina acrílica que impedem o contato entre os dentes das duas arcadas. Em alguns casos, o tratamento é feito, também, com medicamentos do tipo relaxantes musculares e até fisioterapia. O ortodontista, responsável por diagnosticar e determinar a causa do problema, poderá recomendar o uso de aparelho dentário específico, que embora não represente cura, alivia os danos causados pelo bruxismo.
Arte Sorriso, dentista em Florianópolis, bairro Ingleses.
Acesse nosso site:
http://www.artesorriso.com