Este produto tão consumido apresenta um dado muito preocupante: é uma das maiores fontes de cárie dental presente na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Dentre seus componentes, ácidos acidíferos do açúcar desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação da cárie. Em alguns casos, o esmalte desmineralizado combinado com a inadequada escovação, bruxismo e outros fatores pode levar à perda dental.
O fato é preocupante quando se leva em consideração que, segundo pesquisas, uma em cada cinco crianças em idade escolar consome um mínimo de quatro porções ao dia de refrigerante. Em adolescente o consumo é maior.
O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.
O Que Fazer:
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas:
– Substituir o refrigerante por bebidas diferentes: Bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural.
– Enxaguar a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, fazer um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
– Usar creme dental e enxaguatório com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escovar com um creme dental que contenha flúor e em seguida fazer bochechos com a solução com flúor.
– Fazer aplicação de flúor com o dentista: O dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução.
Reduzindo a quantidade ingerida , praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista, os efeitos podem ser neutralizados.
Arte Sorriso, dentista em Florianópolis, bairro Ingleses.
Acesse nosso site:
http://www.artesorriso.com
