A perda de um dente pode resultar em uma séria de problemas na nossa boca que com o passar o tempo vão se agravando em maior proporção. Durante a mastigação é produzido um impacto dos alimentos contra a gengiva que pode machucá-la e gerar doenças. Isso dificulta a mastigação porque iremos mastigar apenas do outro lado, provocando um maior desgaste. A ausência dos contatos provocam uma movimentação dos dentes adjacentes no vazio que buscam contato com o dente perdido, inclinando-se para fechar o espaço. Da mesma forma, o dente contrário busca o mesmo contato.
Esta mobilização generalizada pode desencadear o surgimento de outros problemas. Os contatos interdentais se tornam irregulares e se abrem facilitando assim uma retenção de alimentos entre os dentes e assim o surgimento de cáries. Além disso, dificulta a higiene e cria espaço onde o tártaro poderá se alojar facilitando o surgimento de uma periodontite. Isso se torna mais grave no caso do dente antagonista que ao extruir excessivamente diminui a raiz dentro do osso podendo apresentar mobilidade..
A alteração da posição dos dentes gera numerosos contatos indesejados durante a mastigação aumentando a carga sobre eles e provocando desgastes prematuros. A sobrecarga mastigatória provoca, por sua vez, um comprometimento do estado periodontal do dente causando dor e mais mobilidade, colocando em risco a saúde da boca.
Para corrigir esta situação não só se deve repor o dente que falta como também corrigir a relação da mordida no seu ponto original, obrigando em muitos casos a realizar tratamento de canal dos dentes que mais se movimentaram.
Por todos esses motivos é importante que diante da perda de um dente façamos uma substituição o quanto antes, evitando assim, na medida do possível, todos os problemas que possa provocar.
Arte Sorriso, dentista em Florianópolis, bairro Ingleses.
Acesse nosso site: http://www.artesorriso.com